-
Arquitetos: Atelier Hajný
- Área: 46 m²
- Ano: 2024
-
Fotografias:Radek Úlehla
-
Fabricantes: Lindab, Velux
Descrição enviada pela equipe de projeto. A cabana em uma área recreativa perto de Praga tem forma e aparência incomuns. O telhado assimétrico em forma de tenda é finalizado com um par de claraboias. Originalmente, havia uma simples cabana de um andar, com um porão e um telhado de baixa inclinação, construída na década de 1970. Um casal de Praga comprou o terreno para uma "escapada da cidade", não apenas para os finais de semana, mas também para trabalhar em casa. Eles ficaram encantados com a localização tranquila em meio à natureza, cercada por um jardim e árvores maduras. Eles aguardavam ansiosamente viver em seu refúgio e até fizeram um curso de jardinagem, mas a edificação estava em condições técnicas muito precárias. Além disso, não atendia às suas necessidades espaciais, pois queriam expandir o cômodo do térreo com um quarto no sótão. No entanto, o zoneamento não permitia novas construções, e a altura era limitada a um máximo de 7,7 metros em relação ao terreno circundante. A única solução foi uma renovação completa que ampliaria a casa e atenderia aos requisitos das autoridades e vizinhos.
O arquiteto Martin Hajný aceitou o desafio e projetou um volume incomum com um telhado quatro águas. A razão foi minimizar a altura e dialogar com os vizinhos, garantindo que a forma do telhado não perturbasse a vista da paisagem. A cabana original foi reduzida à sua base de pedra, sobre a qual a nova estrutura metálica se ergue. A construção principal é um sistema de 2x4, uma estrutura difusamente aberta sobre uma laje de concreto armado que está apoiada em pilares de concreto escondidos atrás de paredes de pedra. O telhado e a fachada são revestidos com chapas metálicas trapezoidais, um material de baixa manutenção e longa durabilidade.
Enquanto o exterior escuro ajuda o volume a se misturar ao seu entorno, o interior é claro e evoca uma cabana clássica com sua predominância de madeira. O compensado de pinus se estende do teto às paredes e todos os móveis. Ele contrasta com a fachada e é prático, pois permite que mais luz entre no interior. O banheiro apresenta um sutil reboco cinza no chão e nas paredes.
Do térreo, há vistas do entorno através de grandes áreas envidraçadas orientadas para o sul e o leste. O layout simples permitiu o uso de janelas em todas as fachadas. O telhado, por outro lado, permaneceu uniforme; qualquer abertura teria perturbado a simplicidade da casa vista do exterior. O quarto, portanto, é iluminado por um par de claraboias que abre para cima. As claraboias criam um espaço meditativo interessante e permitem uma rápida ventilação de toda cabana. Combinado com a significativa projeção do telhado sobre a parte sul, isso garante um clima interno agradável durante todo o ano.